Diversão sem Preocupação

Saiba como preservar sua Houston e como acionar o serviço de atendimento ao consumidor no momento exato.

Postado por AMÁLIA SARAIVA, em 22/06/2021 às 01:06

Foto: Reprodução.

Adquiriu sua nova Houston e não quer errar com os cuidados da sua bike?! Sabia que, como qualquer outro veículo, a bicicleta precisa de manutenções de rotina para manter seu bom uso e funcionalidade?

É isso mesmo! Entretanto, na maioria das vezes, estes cuidados acabam sendo negligenciados por grande parte dos usuários e a vida útil da bike é reduzida consideravelmente, exigindo trocas de peças em curtos períodos de tempo.

Da linha infantil, juvenil, até as linhas de passeio, aventura, HT e utilitária, todos os modelos de bike precisam ter revisão e regulagem em dias, principalmente realizadas por um mecânico especializado. Esquivar-se de um profissional pode prejudicar a vida útil e prejudicar a segurança ao pedalar, aumentando o risco de acidentes e danos para você e sua bicicleta. 

Como revisar minha bike e quando ir ao mecânico?

Uma bike bem revisada aumenta o conforto de qualquer pedal e evita acidentes. Cada componente da bike possui seu tempo de utilidade, que varia de acordo com o uso e tipo de bicicleta. O ideal é verificar regulamente, antes e após o pedal, componentes como garfo, transmissão, freios e conduítes, levando ao mecânico sempre que identificar danos ou barulhos anormais. Confira as dicas para cuidar bem desses componentes!

Garfo Rígido

Este tipo de garfo apresenta uma grande resistência e estabilidade por sua rigidez, além de ser mais confortável em subidas e terrenos lisos (não acidentados e sem buracos). Entretanto, não tem bom amortecimento em terrenos irregulares, não sendo aconselhável o uso para manobras como pular ou transpor obstáculos.

 

Garfo Suspensão

Os garfos que possuem suspensão dão maior conforto para pedalar em terrenos irregulares, porém precisam de maior cuidado com a manutenção. Com frequência, inspecione todo o exterior do garfo/amortecedor para avaliar danos, ele não deverá ser usado se qualquer peça exterior parecer danificada.

 

Freios

Os freios devem sempre ser revisados para evitar acidentes. Antes de pedalar, analise o desgaste da borracha e a precisão da frenagem. Se necessário, leve ao mecânico para troca.

 

 

Dicas Gerais

  • Ao comprar sua bicicleta, procure montá-la com um mecânico profissional, garantindo uma montagem correta e segura;
  • Não exponha sua bicicleta ao sol forte, ou chuva, por um longo período de tempo;
  • A cada três meses, faça uma revisão especializada, para alinhar, lubrificar e acochar peças que podem folgar com o uso;
  • Não utilize graxa em nenhum componente da bicicleta, pois a graxa pode danificar a peça e reduzir seu tempo de vida;

Quando devo acionar a garantia?

A garantia Houston, válida para o primeiro proprietário da bicicleta, funciona por até um ano para quadros e garfos rígidos e três meses para garfo com suspensão e demais peças. Além disso, a Houston possui um Termo de Garantia, que orienta ao cliente como acionar o serviço de atendimento ao consumidor (SAC) para solucionar possíveis danos. Para fazer a solicitação basta seguir os seguintes passos:

Entre em contato com a loja para acionar o SAC Houston, ou entre em contato direto pelos canais de comunicação da fabricante;

  • Para acionar diretamente o SAC, basta acessar a página na internet da Houston Bike, ou enviar e-mail para os endereços eletrônicos da fabricante, ou ligar para o atendimento gratuito.
  • Após solicitado e verificado os dados, uma equipe especializada irá avaliar o caso para aprovação do pedido
  • Após aprovado, a garantia tem um prazo de até 30 dias para enviar a peça ou produto ao cliente, junto com código de rastreamento, número da nota fiscal e data da emissão do produto.

Entretanto, o cliente precisa ficar atento para danos por uso inadequado, queda, sobrecarga, falta de cuidado ou danos feitos por alterações de peças e componentes não compatíveis com o quadro, garfo e componentes. Nunca esqueça de realizar as manutenções periódicas e manter sua bicicleta própria para o uso.

Quem adquire as bikes Houston sabe quem encontrará o melhor serviço de atendimento e assistência em bicicletas por todo o Brasil.