Educação e Meio Ambiente

Programa de gerenciamento de resíduos Houston transforma e educa colaboradores sobre descarte de lixo.

Postado por AMÁLIA SARAIVA, em 17/06/2021 às 03:06

Coleta seletiva e gestão de resíduos são implementadas na Bike do Nordeste. Foto: Reprodução

Separar o papel e o plástico, descartar o lixo orgânico e os resíduos químicos parece ser uma atividade simples e fácil, mas a coleta seletiva de uma indústria requer cuidados específicos e sistemáticos, exigindo um protocolo de segurança para a saúde de todos.

Pensando nisso, o Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) Houston criou o Plano de Gerenciamento de Resíduos, com o objetivo de identificar, classificar, segregar e descartar corretamente todos os tipos de detritos produzidos durante as atividades fabris e administrativas.

“A Houston produz detritos desde materiais orgânicos, a recicláveis e químicos. Nosso plano de gerenciamento veio da preocupação de realizar o descarte correto de todo esse material de forma a preservar o meio ambiente e a segurança de nossos colaboradores. Hoje nosso plano vai além da coleta seletiva, ele inclui também a educação e orientação de nossos funcionários para um resultado efetivo sobre da importância do destino do lixo”, relata o engenheiro do SESMT, Mauro Fernandes.

Junto ao plano, o SESMT criou o departamento de Gestão de Resíduos, responsáveis pelo controle e fiscalização do plano de resíduos Houston, que é formado por oito etapas:

  1. Identificação dos resíduos produzidos em cada setor;
  2. Classificação dos resíduos segundo o NBR 10004 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA);
  3. Segregação e acondicionamento correto dos resíduos;
  4. Armazenamento temporário dos resíduos segundo NBR 11174 e NBR 12235 da resolução CONAMA 275;
  5. Transporte dos resíduos;
  6. Destinação final correta do descarte do resíduo;
  7.  Metas para reduções de resíduos gerados;
  8. Treinamentos das equipes para redução e descarte dos detritos;

Após a implementação, todos os setores da fabricante adotaram as medidas e orientações recomendadas, respeitando as normas e criando procedimentos para todas as etapas do Plano de Gerenciamento, que tornou o dia a dia dos colaboradores mais limpo e saudável.

 

Colaboradores do derpatamento de Gestão de Resíduos Houston. Foto: Arquiv Pessoal.