Socialização e qualidade de vida são algumas das vantagens
Não é segredo para ninguém os benefícios promovidos pelo esporte. O ciclismo, como uma das principais modalidades, que apesar de ser praticada individualmente, reúne pessoas, agrega valores coletivos, e auxilia na formação de grupos e coletivos em prol do mundo das bicicletas.
Em um mundo cada vez mais tecnológico, as pessoas tendem a se afastar uma das outras e de si mesmo, e a prática de atividades em grupo é uma vantagem indispensável para a socialização, desenvolvimento de habilidades cognitivas, sensações de acolhimento e amizade e inúmeras outras questões que beneficiam diretamente o bem-estar dos indivíduos.
Além disso, o próprio corpo responde diretamente a esse tipo de atividade, liberando o que chamamos de “quarteto da felicidade”, como o explicado pelo psicólogo e especialista em análise comportamental, Gabriel Diniz. “Quando pedalamos, o nosso corpo libera endorfina, serotonina, dopamina e ocitocina, substâncias químicas responsáveis por transmitir informações que promovem bom humor, sensação de felicidade, sono regular, diminui a ansiedade, à frustração, funcionando como um escudo antiestresse. Além do condicionamento de lidar com situações com um nível elevado de adrenalina, a prática esportiva faz com que as pessoas queiram continuar porque veem resultados efetivos em seus corpos, mais uma característica visivelmente notável no comportamento dos indivíduos”, afirmou.
Os efeitos externos, aliados aos benefícios internos, formam um ciclo de revigoração em meio a rotina frenética do dia a dia das maiorias das pessoas. A profissional de Educação física Beatriz Pereira fala um pouco sobre o elo que a prática do pedal faz entre o corpo e a mente. “Além de auxiliar no desenvolvimento muscular, resistência e autoestima, pedalar ao ar livre oferece uma oportunidade única de conectar-se com a natureza e proporciona momentos de tranquilidade. Além disso, o ciclismo oferece uma excelente oportunidade para socializar e criar conexões. O foco necessário para pedalar, juntamente a conquista de metas pessoais ao longo do tempo, também pode aumentar a sensação de realização, promovendo um equilíbrio saudável entre a saúde corporal e mental”, conta.
Nesse Setembro Amarelo, desejamos que as questões mentais sejam encaradas como um assunto importante a ser debatido e combatido na nossa sociedade. A Houston bike e Audax bike veem no esporte um aliado importantíssimo na promoção de saúde da sociedade e espera levar os benefícios do mundo da bike cada vez mais a diante. Chame seu amigo para o pedal!
Bike do Nordeste S/A - 02.220.262/0001-97 - Rua Dona Francisca Claudino, 785 Distrito Industrial - Teresina / Pi
Feito com & por Studio Mozak